O tema da Gestão de Metas tornou-se candente no serviço público. Com a pandemia do novo coronavírus e a disseminação do teletrabalho, a adoção de Metas de produtividade e desempenho agravou a pressão laboral nos serviços públicos. Da Saúde à Justiça, passando pela Educação entre outros setores do Estado brasileiro tornou-se lugar comum adotar métricas para aferir o trabalho dos profissionais e servidores técnico-administrativos. O que significa a ideologia da Gestão de Metas? Por que ela vem sendo adotada na organização do trabalho público no Brasil? Mais do que nunca é preciso entender a natureza da degradação do trabalho público no Brasil neoliberal. É urgente fazer a disputa pela Gestão do trabalho no serviço público. A fixação métrica está degradando o trabalho público e por conseguinte, alienando profissionais e servidores técnico-administrativos de sua verdadeira função enquanto agentes do Estado social. A lógica da Gestão de Metas é uma ideologia do Estado neoliberal que está sendo construído há trinta anos no Brasil. A Gestão de Metas opera o Assédio Moral institucional que degrada as relações de trabalho e o serviço público brasileiro. Pesquisas recentes realizadas por mim com profissionais (assistentes sociais e psicólogas) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e com servidores técnico administrativos da Justiça Federal confirmaram que de fato o Estado neoliberal é o Inimigo Número 1 do serviço público de qualidade. O neoliberalismo e sua lógica produtivista não serve à sociedade. A organização do trabalho sob a lógica da Nova Gestão Pública, a ideologia do Estado capitalista na sua forma neoliberal, na medida em que introjeta na organização do trabalho público, formas derivadas de valor, degrada as pessoas que trabalham no serviço público e por conseguinte, degrada a qualidade do serviço oferecidos aos usuários do serviço público. Neste livro iremos esclarecer a natureza do novo e precário mundo do trabalho; o conceito do Estado neoliberal e sua forma de ser no Brasil, a ideologia da Nova Gestão Pública e a discussão sobre uma nova outra forma de organizar o trabalho público na perspectiva da produção de serviços públicos de qualidade.