Toda Pessoa Que Se Dedica Ao Ofício Docente Precisa Entender Que Sua Atuação Está Situada Em Um Contexto Maior Que Abarca Influências E Relações De Poder Advindas Das Políticas Educacionais E Sua Implementação Do Território Em Que A Escola Se Insere E Do Modo De Gestão Escolar De Que Forma Se Dá A Coordenação Do Trabalho Coletivo Qual O Papel Do Princípio Constitucional Da Gestão Democrática Do Ensino Público Que Função Desempenha Um Projeto Político-Pedagógico Como Valorizar As Diferenças Na Gestão E Ainda Como Manejar Verbas E Garantir Uma Educação De Qualidade Essas E Outras Questões São Discutidas Nesta Obra Que Nasce Do Objetivo De Mostrar A Estudantes De Pedagogia E Licenciandos A Importância De Conhecer Esse Contexto Maior Que Vai Além Dos Componentes Curriculares E Da Sala De Aula Sobre A Coleção A Coleção Educação Na Universidade Reúne Obras Introdutórias Dedicadas Às Disciplinas Básicas Dos Cursos De Pedagogia Licenciaturas E Áreas Afins Escritos Em Linguagem Acessível Por Professores Especialistas De Universidades De Diversas Regiões Do País Os Livros São Voltados Especialmente Para Estudantes De Graduação Mas Também Para Educadores Que Já Lecionam Além Da Tradição Da Contexto A Coleção Conta Com Um Conselho Editorial De Referência Que Garante A Pluralidade De Concepções E A Qualidade Das Obras O Conselho É Composto Por José Sérgio Fonseca De Carvalho Usp Marlucy Alves Paraíso Ufmg E Rildo Cosson Ufpb