O livro Gestão Compartilhada Democrática x Militar: disciplina como eixo de aprendizagem em escola pública aborda de forma aprofundada o tema da disciplina como elemento central para o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. A obra se propõe a investigar o impacto da disciplina como eixo fundamental de aprendizagem na turma de 3 série Alfa do Ensino Médio em uma escola pública com gestão militar na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, Brasil. Ao longo do livro, são explorados os aspectos positivos e negativos da disciplina no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração a perspectiva dos alunos e dos professores. Além disso, são analisadas as ações desenvolvidas pela escola em parceria com a comunidade para melhorar a aprendizagem dos estudantes, bem como o sistema de avaliação escolar militarizada e o projeto político-pedagógico da escola, com enfoque nos eixos de aprendizagem. A pesquisa envolveu entrevistas e questionários abertos aplicados aos professores, equipe gestora e alunos da 3 série Alfa do Ensino Médio. Os resultados obtidos revelam de forma consistente que a prática disciplinar possui um impacto significativo na aprendizagem dos alunos. Estudantes que seguem uma disciplina rígida, imposta pela gestão militar, apresentam ganhos notáveis em seu desenvolvimento acadêmico. Ean: 9786525293073