Uma Das Maneiras De Elaborar Historiografias Atualizadas Sobre Temas Matemáticos É Tomar A Heuristica Para Compor Cenários Questionadores Problematizadores Interpretativos E Criticos Que Respondam À Questões De Pesquisa Os Autores Deste Livro Adotaram Essa Base Metodológica Para Uma Investigação Histórica Centrada Na Tradução Análise E Encaminhamentos Para O Ensino De Geometria E Trigonometria A Partir Da Tradução Livre Do Texto autêntico Em Francès De Lazare Nicolas Marguerite Carnot Publicados Por Entre 1800 E 1806 Realizaram Uma Pesquisa Bibliográfica E Documental Em Que Identificaram Interpretaram E Problematizaram Operações Geométricas E Trigonométricas Na Forma De Uma Análise Histórico-Epistemológica Exploratória E Interpretativa De Fontes Históricas Primárias Em Busca De Saberes Geométricos A Ensinar Que Podem Subsidiar Uma Produção De Geometrias Para Ensinar Na Educação Básica O Livro Propõe Um Enfoque Atual Para A Matemática Do Passado Que Atende A Dois Eixos Temáticos Da Pesquisa Em História Da Matemática A História E Epistemologia Da Geometria De Lazare Carnot E Os Usos Didáticos Da História Dessa Geometria Para O Ensino Da Matemática Escolar Nos Ensinos Fundamental Anos Finais E Médio