Na contemporaneidade, este livro proporciona uma profunda reflexão a respeito da formação humana e o papel da docência na atualidade educacional. Baseados em reflexões inspiradas em obras de Hannah Arendt (1906-1975), discutem de que maneira a educação pode estender os horizontes compreensivos para os herdeiros dos fatos da vida humana, bem como desenvolver uma formação crítica e desvelada. Dessa forma, partindo de grandes estúdios como Paulo Freire (1921-1997), interpretam a função essencial do ensino em como incentivar o crescimento do pensamento crítico e, portanto, ação cultural, ação política e a abertura de cenário para os indivíduos compromissados com a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática. Nesse contexto, o estudo exposto defende que a docência desempenha um papel fundamental na formação de sujeitos autônomos e comprometidos com a ação humana. Portanto, estas palavras, ressalta que reconhecer a interação entre docentes e discentes é essencial para enfrentar os desafios educativos contemporâneos e fomentar o desenvolvimento de uma cidadania consciente e ativa nessa sociedade capitalista. Esse procedimento evidencia a necessidade de uma educação que vá além da transmissão de conhecimento técnico, focando no aprimoramento de valores humanos, éticos e políticos. Marca: Não Informado