Este Livro É Essencialmente Dedicado A Construir Uma Nova Noção A Noção De Espaço De Comunicação E A Mostrar Como Ela Pode Ser Utilizada Para Evitar Os Problemas Colocados Pela Noção De Contexto Estudo Das Restrições Que Pesam Sobre Os Espaços Da Emissão E Da Recepção Definição De Uma Competência Comunicacional Considerada Como Um Reservatório De Modos De Produção De Sentido E De Afetos Construção De Atores E De Operadores Da Comunicação Evidenciação Dos Efeitos Produzidos O Livro Oferece Inúmeros Exemplos De Análises Incidindo Sobre Produções De Textos De Filmes E De Documentos Audiovisuais Ou Visuais Em Contextos Extremamente Diversos Por Conseguinte Configurase Como Um Valioso Guia Metodológico Para Quem Deseja Analisar Tais Produções Com O Intuito De Colocalas Em Uma Perspectiva Comunicacional Roger Odin É Professor Emérito De Ciências Da Comunicação Na Universidade De Paris 3 Sorbonne Nouvelle Onde Dirigiu O Instituto De Pesquisa Em Cinema E Audiovisual De 1983 A 2003 E Criou A Revista Théorème De 1988 A 1994 No Ministério Da Educação Nacional Liderou A Implantação Do Ensino De Cinema E Audiovisual Na Universidade Teórico Da Abordagem Semiopragmática Codirige O Grupo De Pesquisa Mobile Et Création