Escridocências: Substantivo feminino plural criado e escolhido pelos educadores sociais em formação continuada em Pedagogia Social em uma Universidade Pública na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro que almeja expressar uma forma de escrita de si, de suas formações, de suas práticas e de seus desejos de exercer um certo tipo de docência, em ambientes não escolares, que seja promotora de processos cognitivos mais significativos para as comunidades empobrecidas fluminenses e brasileiras. É sobre isto que trata este livro que tem em suas mãos. Este material é um dos resultados das formações realizadas e escritas pelos próprios educadores sociais e pelos próprios educadores sociais e que deixaram de ser desafios, ao longo do seu processo formativo, e se transformaram em artigos científicos, relatos de experiências, poemas e desenhos livres. Aqui, o leitor entenderá de que forma os educadores sociais que participaram deste projeto, de formação continuada e de pesquisa, foram afetados pelos conteúdos da Pedagogia Social e Educação Social. Enfim, revelam-se os educadores-autores que servem de inspiração para outros educadores sociais também desenvolverem processos formativos a partir de escridocências que valorizem, cada vez mais, as práticas educativas, não formais e informais, existentes em todo o território brasileiro.