Este livro destina-se aos docentes que atuam nos cursos de formação de professores de Ciências da Natureza - Física Química Biologia e afins - e aos que lecionam a disciplina de Ciências na educação fundamental. Contempla aspectos que auxiliam no desenvolvimento de um ensino de Ciências que contribua para a formação cultural dos estudantes de tal modo que a estrutura do conhecimento científico - básico e aplicado - assim como seu potencial explicativo e transformador possam ser apropriados e compreendidos. Pressupõe que os conhecimentos da ciências e da tecnologia devem ser concebidos como parte da cultura a ser acessada por todos os estudantes. Destaca ao longo de suas partes as várias dimensões envolvidas na produção do conhecimento cientifico a fim de caracterizar a ciência e a tecnologia como atividades humanas sócio historicamente determinadas. Defende o uso e a interpretação de situações significativas para os alunos - as quais constituem temas relevantes para estudo - como pontos de partida que articulados à conceituação científica devem estruturar a programação do ensino. Ao fundamentar essa perspectiva correlacionando-a com pesquisas da área de ensino/aprendizagem de Ciências o livro apresenta exemplos tanto de programação quanto de atividades de sala de aula para subsidiar o trabalho docente.