Emergências pediátricas e obra do corpo clinico da disciplina de medicina intensiva e emergência pediátrica do departamento de pediatria da faculdade de medicina de Botucatu, universidade estadual paulista, Unesp, cujas acoes se estendem ao pronto-socorro de pediatria do hospital das clinicas dessa mesma instituição. Sua equipe autoral apresenta vasta experiencia e vivencia pratica na área emergencial pediátrica.
O livro tem como proposta didática o tratamento de todo paciente pediátrico com doença ou lesão aguda. Segue o disposto na organização mundial de saúde - oms, que conceitua emergência medica como disciplina unica, horizontalmente integrada a outras especialidades.
O que chama atenção e sua inserção medico-social. Esta identificado nas reais possibilidades da urgência-emergência pediátrica de nosso pais, de acordo com a própria realidade de nossos serviços médicos. Essa característica tao peculiar de seu conteúdo, bem como sua sistematização, gera simplicidade e pragmatismo, atuando do ponto de vista de ensino como mecanismo facilitador do atendimento que seja efetivamente viável e possível. Elucida duvidas diagnosticas e terapêuticas, muito comuns no dia a dia do atendimento pediátrico emergencial.
O livro e abrangente. Baseia-se nos melhores protocolos e nas mais atuais evidencias medicas. Apresenta 3 editores, 108 colaboradores, 18 seções, 115 capítulos, em um total de 848 paginas.
Em razão de seu valor cientifico e sentido eminentemente pratico, certamente se tornara obra cientifica pediátrica de adoção e leitura obrigatória para todos os envolvidos com as principais doenças pediátricas e suas repercussões hemodinâmicas, respiratórias, metabólicas, hidreletrolíticas, infecciosas, dentre outras. Seu publico-leitor e formado por pediatras, intensivistas pediátricos, emergencistas, socorristas residentes em pediatria.