Partindo Do Debate Sobre A Dimensão Histórica Dos Direitos Humanos E Da Sua Relação Com A Educação, O Autor Revela Ao Leitor Um Cenário De Densas E Ousadas Reflexões, Que Evidenciam A Importância Da Escola E Seus Atores Na De Uma Sociedade Com Práticas Democráticas Asseguradas, Livre De Preconceitos E Discriminações, Ou Quaisquer Formas De Violência E Desrespeito Humano. Neste Sentido, O Livro Segue Ainda Em Diálogo Com O Tema, Tratando Especificamente Das Diretrizes Nacionais Da Educação Em Direitos Humanos, E Do Olhar Que Concebe A Criança E O Adolescente Como Sujeitos De Direitos. Finalmente, A Obra Apresenta A Extrema Relevância Do Ensino Fundamental, Especialmente Em Seus Anos Finais, Na Construção Da Cidadania Ativa, E Apresenta E Debate Possibilidades De Trabalho Em Perspectiva Inter E Transdisciplinar, Com Uso De Múltiplos Recursos E Caminhos, Como O Estudo Local E As Linguagens Da Mídia.