Este Livro Apresenta A Origem Dos Problemas Históricos E Crônicos Do Ensino Da Matemática No Brasil Seu Conteúdo Tem Como Finalidade Apresentar Para Professores E Pesquisadores Em Educação Matemática Um Ponto De Partida Para Se Repensar E Intervir Cientificamente Na Formação Matemática Dos Estudantes Da Educação Básica E Na Formação Inicial E Continuada De Professores Que Ensinam Matemática Para Tal Empreendimento O Autor Retornou Às Antigas Discussões Com O Propósito De Jogar Luz Sobre A Gênese De Alguns Dos Problemas Geradores Do Fracasso Escolar Em Matemática Que Perpetua Pela Manutenção Do Status Quo Vigente Em Seu Ensino A Obra Aborda O Que Vem A Ser Uma Educação Para A Matemática Discutindo As Concepções As Práticas E O Discurso Presente No Ensino Tradicional Que Designamos Pelo Nome De Ensino Da Matemática E Que Atualmente Vem Sendo Disseminado Por Exemplo Na Formação De Estudantes Para As Olimpíadas De Matemática Na Formação Do Licenciando Em Matemática Pelo Ensino De Teoria Axiomático-Dedutiva E Pela Formação Continuada De Professores Pela Via Do Programa De Mestrado Profissional Em Matemática Em Rede Nacional Ao Final Da Leitura Será Possível Concluir Que O Que Designamos Por Educação Para A Matemática Não É Nem Satisfatória Nem Desejável Para A Formação De Escolares E Professores Indicando Ainda A Possibilidade De Estarmos Vivenciando De Uma Nova Maneira O Segundo Movimento Da Matemática Moderna No Brasil Cujos Efeitos Da Sua Primeira Edição Foram