“Existe um modo de fazer a história e existe um modo de contar a história”. A frase é de Betinho – Herbert José de Souza, intelectual e lutador social brasileiro, um dos fundadores do Programa Fome Zero, no Brasil, no início do presente século. A frase cabe perfeitamente a esta oportunidade, em que tenho o prazer de apresentar a edição ampliada do livro “Educação e Pedagogias Críticas a partir do Sul, cartografias da Educação Popular” de autoria de Marco Raúl Mejia. Por quê? Porque Marco Raúl junta, em sua biografia, essas duas façanhas: uma prática educativa comprometida com a transformação das relações sociais e políticas que “assujeitaram e assujeitam” homens e mulheres em Nossa América e um relato crítico de vivências que colocam em evidência como se moveram e se movem essas relações dando lugar, em diversos momentos da história de nosso continente, à irrupção da insurgência, da atuação política de movimentos que batem forte contra a dominação e formas diversas de submissão. Marco Raúl é um educador! Marco Raúl é um pesquisador! Mas também, é bom dizer, Marco Raúl é um profissional da educação “provocador”, “ativo”! Sua presença no mundo afeta o outro pela forma crítica e, ao mesmo tempo, solidária com que dota as relações pedagógicas que encaminha e as frentes de pesquisa que abre. O texto que ora apresento é resultado disto. O livro é oportuno. Muito! Vale para iniciantes e iniciados, pois a linguagem simples e esquemática usada para a apresentação dos conteúdos não é obstáculo para tornar possível a escavação teórica que faz e provoca, com o texto. Marca: PEDRO E JOAO EDITORES **