As inovações educacionais propostas por Zabilini para a educação do século XXI e além, não se limitam às abordagens Aprendizagem por Ecopautas e Circuito Recursivo Prospectus Academicus, tema central de sua tese de doutorado. Na interconexão entre concepção e aplicação, destacase a Pedagogia Univérsica, que integra a Aprendizagem por Ecopautas e a Aprendizagem Baseada na Complexidade Epistêmica Real (ABCER). Ainda no âmbito das inovações, o autor estruturou circuitos concebidos para fomentar uma aprendizagem problematizadora, interagente, generativa, multirreferenciada e multidimensional. Formulou o princípio teórico integrador das áreas do conhecimento, denominado Unointegralidade, e instituiu o programa avaliativo Gestão de Proficiências, fundamentados em uma visão holonômica, reconhecendo a educação como um campo de relações dinâmicas entre sujeitos, contextos e conhecimentos. O construto de inovações em desenvolvimento fundamentase principalmente na epistemologia da problematização e epistemologia da complexidade. Marca: Não Informado