“O excelente livro ITAIPU NA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA DOS GOVERNOS LULA-LUGO, de Sara Toledo, se insere no contexto de ampliação dos estudos de caso da política externa brasileira sobre a América do Sul. Cada vez mais acadêmicos formados pelas universidades brasileiras têm se debruçado sobre os efeitos e causas da PEB na região. Ao estudar o caso de Itaipu e o governo de Fernando Lugo, Sara Toledo lança luz ao debate sobre os efeitos concretos da ação diplomática brasileira sobre a integração regional. Em meus estudos, utilizei amplamente este trabalho para entender os meandros de uma negociação tão complexa e a luta do Brasil para ser visto como potência e líder regional. Sara Toledo faz um trabalho empírico meticuloso para entender o processo de renegociação de Itaipu com Assunção. Mais do que uma contribuição para o debate da PEB, este livro mostra a importância de se levar a cabo pesquisas empíricas bem embasadas. Vale muito a leitura". Feliciano de Sa Guimarães Diretor acadêmico e pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) "O governo Lula rompeu com décadas de orientação da política externa brasileira quanto a Itaipu, ao fazer concessões financeiras nessa usina hidrelétrica ao Paraguai do Presidente Lugo". Francisco Doratioto Professor de História da América e História das Relações Internacionais do Brasil na Universidade de Brasília (UNB) “Sara Toledo é uma pesquisadora primorosa. O trabalho é muito bem escrito, original e muito relevante. A leitura é imprescindível para quem quer entender a importância de Itaipu nas relações entre o Brasil e o Paraguai". Tomaz Espósito Neto Professor da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) Do Luso Grão ao estado do Pará: a Educação pensada historicamente é uma coletânea resultante da caminhada de mais de vinte anos de investimento, por parte dos organizadores e autores, na produção de conhecimento sobre a História da Educação no Pará. A obra revela, implícita e explicitamente, mais que esforços individuais, o labor conjunto de professores e alunos da Universidade Federal do Pará, sempre na perspectiva da articulação do ensino à pesquisa, da graduação à pós-graduação. Os capítulos que a compõem — originados de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado — trazem à cena aspectos político-educacionais e pedagógicos antes embaçados pelo tempo, revelando uma historiografia que busca construir pontes entre diferentes enfoques com vistas ao enriquecimento do estudo, mas não perde de vista, uma unidade metodológica que atenda ao preceito da visão de totalidade, de uma síntese capaz de integrar as múltiplas fontes — matéria prima imprescindível para a pesquisa histórica — assim como o exercício das interpretações e análises. O trabalho coletivo e ao mesmo tempo os diversos interesses curiosos de cada pesquisadora e pesquisador desta obra, se particularizados em sua origem, ganham sua inteligibilidade quando assumem a educação como objeto de reflexão histórica, analisando-a de modo extensivo no tempo, fazendo emergir processos, instituições e sujeitos que constituíram eventos educacionais significativos no território hoje chamado Amazônia.