Organizamos Neste Livro Várias Perspectivas De Abordagem Do Diário De Bordo E As Apresentamos Em Quatro Partes. Na Primeira Parte O Leitor Encontrará O Diário De Bordo Escrito Em 2013 Pela Professora Patrícia Marques. Na Época, Patrícia Trabalhava Em Uma Escola De Educação Infantil Da Rede Pública Com Uma Turma De Crianças De 3 Anos De Idade. O Diário, Publicado Aqui Na Íntegra, Traz O Registro Do Dia-A-Dia Da Professora Com Sua Turma E O Diálogo Travado Com O Coordenador Pedagógico Cristiano Alcântara No Próprio Diário De Bordo. Professora E Coordenador Numa Intensa Construção De Significados Para O Fazer Pedagógico Em Um Momento De Grande Reflexão Da Professora Sobre Seu Fazer. Patrícia Estava Desconfiada De Suas Próprias Crenças Pedagógicas E Tinha Necessidade De Mudança. A Interlocução Do Coordenador No Momento De Deslocamento, De Conflito Interno, Foi Valiosa Para A Ressignificação Da Prática Da Professora.