Susan Sontag Volta A Um De Seus Temas Favoritos Mais De Vinte Anos Depois Do Clássico Ensaios Sobre A Fotografia A Autora Discute A Influência Das Imagens De Sofrimento Na Vida Cotidiana Sontag Analisa A Iconografia Da Dor Desde As Pinturas De Goya Passando Pela Segunda Guerra Mundial E Pelo Vietnã Até Chegar Às Imagens Do 11 De Setembro De 2001Imagens Do Sofrimento São Apresentadas Diariamente Pelos Meios De Comunicação Graças À Televisão E Ao Computador Imagens De Desgraça Se Tornaram Uma Espécie De Lugar-Comum Mas Como A Representação Da Crueldade Nos Influencia O Que Provocam Em Nós Exatamente Estamos Insensibilizados Pelo Bombardeio De Imagensem Ensaios Sobre A Fotografia Publicado No Brasil No Começo Dos Anos 1980 Susan Sontag Abordou O Tema Em Termos Que Definiram O Debate Pelas Décadas Seguintes Aqui Faz Uma Nova E Profunda Reflexão Sobre As Relações Entre Notícia Arte E Compreensão Na Representação Dos Horrores Da Guerra Da Dor E Da Catástrofediscutindo Os Argumentos Sobre Como Essas Imagens Podem Inspirar Discórdia Fomentar A Violência Ou Criar Apatia A Autora Evoca A Longa História Da Representação Da Dor Dos Outros Desde As Desgraças Da Guerra De Francisco De Goya 1746-1828 Até Fotos Da Guerra Civil Americana Da Primeira Guerra Mundial Da Guerra Civil Espanhola Dos Campos Nazistas De Extermínio Durante A Segunda Guerra Além De Imagens Contemporâneas De Serra Leoa Ruanda Israel Palestina E De Nova York No 11 De Setembro De 2001Num