Santo Agostinho Culmina Trajetória De Duas Caminhadas Fundantes Do Mundo Intelectual Ocidental, Na Exata Medida De Se Tornar, Ele Próprio, O Mestre Do Ocidente Por Excelência. Nele Se Vislumbra A Tradição Pla- Tônica, Via Plotino E Porfírio, A Sedimentar E Possibilitar Se Pensar O Locus Dei, O Lugar, A Habitação De Deus, Na Alma Que Busca O Amor Que A Buscou Primeiro, Na Interioridade Que Me Dá O Ser Que Minha Finitude, Minha Corporeidade, Minha Carne, Teimam Em Sentir E Usufruir Na Disso- Lução Do Efêmero, Na Fugacidade Nela Experimentada. Mas O Platonismo É Por Ele Assimilado No Eixo Imperativo Do Kairos Ou Temporalidade Da Graça, Que Condiciona A Humanidade A Ser Buscada E Tomada, Perpassada E Atravessada (Transcendida) Pela Incondicionalidade. São Boaventura Será Autor De Obra Lapidar, Refinada Pela Assimilação Da Herança Agostiniana No Espírito Da Presença Divina Cósmica Que Movia São Francisco De Assis. Ampliando A Matriz Agostiniana Para Incluir O Que Em Seu Início Declinara (