Historicamente A Produção Científica E Portanto O Ensino De Ciência Foi Pensado A Partir Dos Mitos Criados Pela Colonialidade Europeia Que Estabeleceu Padrões De Civilidade De Progresso E De Humanidade Ao Passo Que Construiu Uma História Particular Por Eles Universalizada Em Meio A Esse Processo Se Deu Também A Construção De Uma Ciência Moderna Monocultural E Epistemicida Que Negou Outras Matrizes Civilizatórias E Defenestrou Conhecimentos Científicos-Tecnológicos Milenares De Povos Africanos Os Primeiros A Habitarem O Mundo Nesse Sentido Essa Obra Tem O Intuito De Pensar As Ciências E Portanto O Seu Ensino A Partir De Outras Narrativas Que Resgatem Os Saberes Ancestrais Africanos E Afro-Diaspóricos Deste Modo Apresentamos Proposições Didáticas Para O Ensino Das Ciências A Partir Da Luta Histórica Do Povo Negro No Brasil E Por Meio Do Marco Legal Da Lei 106392003 Que Tornou Obrigatório O Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira Na Educação Básica Nos Níveis Fundamental E Médio O Que Perpassa Pela Pela Sua Obrigatoriedade Também Na Formação Inicial E Continuada De Professoras E Professores Se Você Busca Uma Leitura Voltada Para A Proposição De Uma Educação Científica Decolonial E Antirracista Esta É A Obra Do Seu Interesse