O Livro Aborda Como Deficiências E Diversidades Estão Presentes Na Educação Básica E Como Essas Palavras, Que São Palavras-Chave Do Tempo Em Que Vivemos, Têm Sido Reelaboradas Conforme O Sentido Que Se Dá À Presença De Pessoas Percebidas Em Suas Diferenças. Baseado Em Pesquisas, O Livro Aborda A Importância De Se Compreender Que Acessibilidade E Inclusão São Palavras Inseparáveis, Mas Que Não São Sinônimas. Inclusão É Uma Palavra Comumente Tratada Como Se Fosse Autoexplicativa, Mas Não É. Para, De Fato, Caminhar Em Direção À Educação Inclusiva É Necessário Compreender O Que É Específico Da Inclusão. O Livro Demonstra, Com Casos Concretos E Debates Atuais, Como As Diferenças Que São Compreensíveis E Bem-Vindas Se Acolhidas Com A Abertura E Respeito Às Diversidades, Podem Também Ser Reduzidas A Processos Deficientizadores. Inclusão É Uma Dimensão Da Convivência, Da Convivialidade, Daquilo Que Caracteriza A Escola Em Comum, Com Todos E Todas.