Este Livro Reflete Sobre A Participação Do Encadeamento De Croquis Na Estruturação E Legitimação Da Concepção Arquitetônica. Os Croquis São Aqui Entendidos Como Espaços De Confronto, Onde Soluções Espaciais Disputam Entre Si Pelo Estabelecimento Do Partido Arquitetônico. O Autor Investiga O Tema Ao Examinar Criticamente Quatro Processos Conceptivos De Museus De Autoria Nacional - Museu De Arte De Belo Horizonte (Givaldo Medeiros E Alexandre Loureiro); Museu Rodin Da Bahia (Francisco Fanucchi E Marcelo Ferraz); Grande Museu Egípcio Do Cairo (Héctor Vigliecca); E, Museu Brasileiro Da Escultura (Paulo Mendes Da Rocha). É Dada Ênfase À Leitura Do Conjunto De Croquis Envolvidos Na Criação Desses Espaços, Leitura Essa Que Se Pauta Em Um Corpo Teórico Vinculado À Filosofia De Maurice Merleau-Ponty.