A Pedagogia moderna nao so e incapaz de descrever o mundo da educacao atual, como tambem de resolver sozinha a crise que se instaurou mundialmente no sistema de ensino. Mas quais seriam as causas dessa crise de amplitude planetaria e que carrega em si perigosas potencialidades? () Estamos numa situacao-limite - e o que nos diz Philip H. Coombs, do International Institute for Educational Planning - e so conseguiremos apreender sua gravidade se examinarmos o sistema de ensino inserido em seu ambiente politico, social e economico. Esse estudo e realizado sobre as diferentes partes nas quais o autor desmembra o sistema: os elementos formais (cursos oficiais) e informais (atualizacao profissional, tecnica e rural, alfabetizacao de adultos, etc.), a pesquisa tecnologica, os preconceitos academicos, a escassez dos recursos destinados aos programas educacionais. Embora nao empenhado numa terapeutica, Philip H. Coombs conta algumas possibilidades para a elaboracao de uma estrategia que sera eficiente se construida de uma comunhao de objetivos, uma percepcao racional e uma forca de vontade emanadas diretamente do meio economico, social e cultural que o sistema de ensino serve. Este livro, lancado num momento em que o desenvolvimento educacional brasileiro desperta tanto interesse, e fundamental a pedagogos e educadores, mas tambem a sociologos, politicos e ao publico em geral, pois a crise da educacao e um assunto que atinge a todos.