A tessitura desta pesquisa dá-se na costura de um estudo sobre o coordenador pedagógico, compreendido como sujeito de narrativas, que atravessam seu percurso (auto)formativo ao desenvolver atividades no âmbito da Educação Infantil, e do currículo, enquanto artefato cultural que se processa nas interrelações sociais e pedagógicas. Um estudo fruto da pesquisa de mestrado que objetiva conhecer o coordenador pedagógico em suas atividades curriculares intermediadas pela narrativa autobiográfica, metodologia investigativa, que permite o vozear do coordenador, pelas experiências rememoradas em suas escritas, oportuniza reflexões que se encaminham à (auto)formação como possibilidade potente e imanente de desenvolvimento profissional. O campo teórico-narrativo em que assenta o volume I desta coleção, consubstancia-se em recortes das narrativas com interstícios para fundamentação, análise e reflexão calcadas à tessitura paradigmática de um fazer pedagógico contemplativo do sujeito em sua subjetividade e objetividade que lhe forjam como profissional. Maria José de Melo e Alvim Aguiar