O presente estudo teve como objetivo fazer uma análise sobre as ideias a respeito do tema radioatividade, numa abordagem interdisciplinar e contextualizada, tendo como objeto de estudo uma turma de alunos do 3 ano do Ensino Médio de um escola pública do Estado do Piauí, para, assim, observarmos seus conhecimentos em uma perspectiva cotidiana sobre o tema, analisarmos, também, se sabem fazer a associação com outras disciplinas (interdisciplinaridade) e, por fim, avaliarmos se as aulas que eles tiveram estão de acordo com o novo ENEM, que preza por essa associação de conhecimentos, haja vista que o ensino de Química, de um modo geral, envolve certos conceitos que, por vezes, não são contemplados adequadamente pelos currículos ou que são evitados pelos professores. Dentre esses, está a radioatividade, cuja dificuldade de abordagem reside na falta de materiais apropriados ou no fato de os docentes não atingirem a atenção de seus alunos, já que estes não veem a finalidade e importância de tal estudo. Para o levantamento de informações, foram aplicados dois questionários aos alunos com a finalidade de investigar o grau de compreensão deles sobre o tema e avaliar como esse assunto está sendo trabalhado pelos professores. Diante dos resultados alcançados, observou-se que os alunos refletem o tradicionalismo da abordagem dos professores, que dão muita ênfase aos conceitos, o que entra em confronto com o que é cobrado pelo novo ENEM, que é o conhecimento interdisciplinar.