Resumo Os tempos mudam, e Camões dizia Mudam se os tempos, mudam se as vontades, muda se o ser, muda se a confiança tudo muda.
Assim acontece com alguns livros que podem perder o foco ao longo do tempo. Como ensinar bem e avaliar melhor é um título do livro correspondente à reformulação de um anterior, conhecido por Prova, provão, camisa de força da educação, que atingiu a nona edição.
Na verdade, o título do livro antigo e seu conteúdo careciam de mudanças, dado que o provão do Ministério da Educação já foi substituído, e algumas considerações sobre aspectos negativos de alguns professores avaliadores já estão superadas.
Do lançamento do livro até hoje, a questão da avaliação está muito mais ligada ao ato de ensinar em si, em que o bom professor, aquele que sabe ensinar, passa a ter problemas menores ao avaliar.
Assim, concebi um novo título dentro de uma nova forma de conteúdo, em que priorizei a questão do ensinar bem e que está intimamente ligada ao avaliar melhor. Enfoquei muito mais os professores-avaliadores em seus aspectos positivos porque reconheço que muito já se trabalhou em relação a erros.
Hoje, em nosso mundo educacional, sabemos bem o que não devemos fazer; importante se torna, então, buscar com persistência o que deve ser feito.
Está, portanto, em suas mãos, prezado professor e professora, uma visão reformula da, buscando melhor ensinar e avaliar.
Professor Hamilton Werneck
SUMÁRIO
PREFÁCIO ............................................................ 9
Reflexão de abertura ....................................... 11
1 Por que os alunos não aprendem ........ 17
2 o professor João de Barro a metáfora de um excelente professor ...... 21
3 o castor mais um professor excelente ........................................ 27
4 Professor Abelha um herói quase perfeito .............................. 33
5 Consequência do estudo errado ................ 37
6 Mudando a imagem do educador ......... 43
7 Avaliando pela pergunta do aluno ........ 51
8 Avaliando pelo debate dos alunos ........ 55
9 Avaliando pela síntese verbal ................... 61
10 Avaliando as diferenças das inteligências múltiplas ............................ 67
11 Reforçando as diferenças ........................ 73
12 Avaliando pelas sínteses grupais ......... 79
13 Avaliando tarefas sequenciadas ........... 85
14 Quando a prova é inevitável .................. 93
15 A pergunta do professor ......................... 97
16 Avaliando além do cognitivo ................. 103
17 A autoavaliação de Deus ......................... 111
Ean: 9788578546588