Juá é uma planta medicinal também é conhecida por joazeiro, joá, juazeiro, juá-de-espinho, jurupeba, jurubeba, juá-fruta, raspa-de-juá, enjoaá, enjuá, juá-mirim, joazeiro e laranjeira-do-vaqueiro.
O consumo da planta serve como adstringente, cicatrizante, higienizante, desopilante, expectorante, antigripal, anti-inflamatória, combate e previne a febre, estimula a produção do suor e serve como tônico capilar, pois favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos e combate a caspa.
O uso da juá é indicado para pessoas que sofrem de problemas como febre, gengivite, má digestão e outras doenças no estômago, alguns problemas nos órgãos sexuais e vias urinária, além da placa bacteriana.
A infusão das folhas e cascas da juá podem ser usadas no couro cabeludo, para tratar caspas; como gargarejo, para tratar gengivite e a ingestão para tratar males no estômago.
A ingestão do juá é contraindicada para crianças menores de 12 e anos. Devido a presença de saponinas, o consumo da planta também deve ser evitado por gestantes e mulheres que estão em processo de amamentação.