Os cordões ópticos, também conhecidos como patch cords ópticos, ou cordões de fibra óptica, são cabos de uso interno fabricados em pequenas metragens utilizados em redes de fibras ópticas com o objetivo de interligar os componentes ativos e passivos das redes ópticas. São geralmente utilizados na interconexão entre caixas de bloqueio e terminação, Distribuidores internos ópticos DIOs , conversores de mídia, módulos mini gbic de switches e roteadores. São fabricados com cordões de fibras ópticas e conectores ópticos de alta qualidade e testados em laboratório para garantir os melhores parâmetros de conexão como baixa atenuação e perda de inserção e altos valores de perda de retorno. Os cordões ópticos são cabos ópticos pré-conectorizados, em ambas as extremidades, que facilitam a instalação pois permitem manobras e trocas rápidas de equipamentos sem interrupções prolongadas na transmissão do sinal da rede óptica. O cabo utilizado na fabricação dos cordões é dielétrico e constituído por fibras ópticas, com revestimento primário em acrilato e revestimento secundário em material polimérico e termoplástico. No revestimento secundário são colocados elementos de tração de fios dielétricos e capa em material termoplástico não propagante à chama.
Aplicação Recomendado para uso interno na função de interligação de distribuidores ópticos com equipamentos de rede, em sistemas ópticos de baixas perdas e alta banda passante, tais como: sistemas de longa distância, Redes PON de provedores de Internet FTTH, redes troncais, distribuição e transmissão de dados e vídeo.
Características Modelo: Simplex Tipo de fibra: Monomodo Capa externa: 2mm Tamanho: 3m Conector lado A: SC Polimento: UPC Conector lado B: SC Polimento: UPC Número de fibras: 1 Temperatura de armazenagem: -40C/70C; Temperatura de Operação: C -20 a +65 e -20 a +65; Capa Externa PVC: Retardante à chama. Ean: 2993500300412