O mais importante na hora de comprar o brinquedo é saber para qual público se destina. Para crianças de até 2 anos, os blocos de montar com peças coloridas e grandes são os mais apropriados. Pois as cores chamam a atenção dos pequenos e estimulam as sensações visuais. Além disso, são os mais seguros, já que crianças na faixa de idade entre 0 e 2 anos têm o hábito de levar à boca tudo o que está ao seu redor, e peças pequenas poderiam causar acidentes sérios.
No caso de meninos e meninas em torno dos 2 e 4 anos de idade, a melhor escolha são os blocos de montar com formatos geométricos que, além de estimular a atenção e as habilidades psicomotoras, instigam o raciocínio lógico dos pequenos. Nessa fase, os filhos já podem ser presenteados com kits que contenham maior número de peças, especialmente se o aumento da dificuldade já vier sendo estimulado desde as versões mais simples.
Para crianças de 5 a 7 anos, os blocos de montar mais complexos, com 150, 200 ou 300 peças já podem ser usados. Nessa fase, os pequenos já têm maior contato e compreensão do mundo externo e passam a imitar o que veem ao redor em suas brincadeiras.
As meninas costumam gostar dos conjuntinhos para montar casinhas, nas quais podem colocar suas bonecas, já os meninos geralmente optam por construções de castelos ou quartéis. Há ainda os blocos que formam animais, os quais são apreciados por meninos e meninas.