Atualmente, as banheiras para os pequenos dispõem de uma série de facilidades: base antiderrapante, assento anatômico, encosto fixo e, claro, um design colorido e atraente para a criança. É preciso dar atenção à temperatura da água na hora do banho: deve ficar em torno de 36º graus. Outra dica é arrumar previamente tudo que será usado durante e após a imersão, evitando deixar o bebê sozinho ou molhar a casa ao ir buscar um item esquecido.
Os trocadores são uma espécie de capa acolchoada com proteção plástica, ideal para a troca de fraldas. Prático, pode ser dobrável e facilmente transportado na bolsa do bebê.
Os troninhos ajudam na transição dos pequenos para o assento sanitário. Coloridos e ilustrados com imagens de animais, contam com recipiente removível para limpeza que evita vazamentos.
Há também os redutores de profundidade, que podem ser acoplados nos vasos convencionais para um treinamento seguro e paulatino. A versão específica para banheira pode ser fixada com facilidade, auxiliando a mãe ou o pai na hora do banho, inclusive de recém-nascidos. Não é preciso segurar o pequeno durante todo o tempo, pois um encosto garante que a criança permaneça acomodada por alguns momentos.