A autoria é um tema de todos os tempos, suscita publicações em muitos campos de saber, debates e saraus entre diletantes, providências entre os que trabalham no universo da edição, onde costuma haver muitos embates na designação de quem é autor de quê. Por isso, qualquer revisão de literatura ou descrição do estado da arte só funciona se for circunscrita, e essa circunscrição é sempre cheia de implicações. Neste volume, não se pretende nem uma coisa nem outra, embora a bibliografia citada e as análises de materiais variados possam contribuir para um e outro desses empreendimentos. As análises aqui reunidas propõem reconhecer tipos de autoria que se podem depreender dos processos de edição e dos produtos publicados. Elas se inscrevem nos estudos da edição, que têm se firmado como um campo interdisciplinar muito rico ou um entrecampo, nos termos de José de Souza Muniz Jr. Coleções como esta mostram que ele é fruto de iniciativas vigorosas de grupos cada vez mais amplos e cada vez mais capazes de estabelecer uma agenda, criar espaços de troca e assumir a pesquisa sistemática tanto quanto a formação qualificada. Marca: MOINHOS EDITORA