Admitindo Que A Alfabetização Além De Legítima Meta Pedagógica É Decisiva Para A Constituição Do Ser Humano O Tema Merece Ser Considerado Por Meio De Abordagem Multifacetada O Mosaico De Fundamentação Conceitos Diretrizes Processos De Aprendizagem Práticas De Ensino E Compreensão Dos Mecanismos De Fracasso Escolar Com Base Nos Apelos De Nossa Sociedade E Nos Desafios Para A Reversão Dos Quadros De Analfabetismo Analfabetismo Funcional E Baixo Letramento Esta Obra Pretende Contribuir Para Os Debates Educacionais Apontando Possíveis Articulações Entre O Que Se Ensina Quando Se Ensina A Ler E Escrever Por Que Se Ensina A Ler E Escrever E Como Se Ensina A Ler E Escrever Na Dialética Entre Teoria E Prática O Livro Assume O Propósito De Promover A Compreensão Para Que Melhor Se Possa Ensinar Nessa Perspectiva Constituise Como Uma Coletânea De Textos Que Mesmo Independentes Dialogam Recursivamente Entre Si E Ainda Marcam Uma Posição No Atual Cenário De Incertezas E Diversidade De Proposições Ao Final Material Complementar Recheado De Vídeos Sobre A Temática De Cada Capítulo