O Livro Abordagem Históricocultural Um Olhar Para A Formação De Professores E A Educação Especial Lança Um Olhar Frente À Formação De Professores Em Seu Contexto Histórico Social E Cultural Para Tanto O Livro Iniciase Com A Discussão Do Referencial Teórico Escolhido A Abordagem Históricocultural Perpassando Pela Constituição Do Homem E Da Deficiência Já Que Apresentamos A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Especial Sendo Ele Então Um Sujeito De Potencialidades Que Devem Ser Levadas Em Consideração No Processo De Ensino E Aprendizagem Entra Dessa Forma A Discussão Da Formação De Professores Voltada A Atender Os Alunos Públicoalvo Da Educação Especial Dando Ênfase Na Visão Do Professor Pelo Referencial Já Citado E Na Mediação Para Garantia Do Desenvolvimento Do Sujeito São Apresentados Os Caminhos Históricos E Políticos Da Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Especial E Mais Especificamente A Formação De Professores De Ciências Da Natureza Perpassando Pelas Primeiras Iniciativas De Formação Docente Pelas Políticas De Educação Especial Até Chegar À Formação Dos Professores E Às Perspectivas Do Ensino De Ciências Da Natureza Para O Aluno Públicoalvo Da Educação Especial Enfim Este Livro Defende O Professor Como Um Sujeito Que Transmite O Conhecimento Culturalmente Desenvolvido Pelo Homem E Por Isso Deve Ser Valorizado Com Urgência Tanto Em Relação Salarial Quanto Em Relação Às Suas Necessidades Formativas Na Direção De Prop