Por que a maioria dos estudantes afirma que n o gosta de ler e escrever? Por que as pr ticas de leitura e de escrita t m se tornado momentos angustiantes dentro da sala de aula? Como sanar essa problem tica com a turma? Por onde come ar a ajudar esses adolescentes a terem uma experi ncia viva com a leitura e a escrita? O que fazer para estimular e influenciar os estudantes a se tornarem leitores e escritores proficientes? Essas e outras perguntas s o respondidas intensificamente ao longo deste livro. Al m das an lises e reflex es feitas a partir das poss veis respostas dadas a esses questionamentos, voc encontra, neste livro, uma proposta did tica intitulada Da palavra do outro minha palavra que cont m uma proposta de trabalho com o texto em que se evidencia a pr tica da intertextualidade, de modo consciente, a fim de que possa ajudar os estudantes a entender como se d o processo da escrita e da leitura, pois, segundo Bazerman (2007, p. 92), a intertextualidade constitui uma das bases cruciais para os estudos e a pr tica da escrita. Levar os alunos a perceber que os textos conversam entre si e que toda escrita nasce de outra escrita pode ser um caminho a ser trilhado para contribuir em grande medida na forma o de leitores e escritores proficientes. Os resultados apresentados, neste livro, a partir de experi ncias e implementa o da proposta did tica com alunos do 8 /9 ano, confirmam essa hip tese. Marca: Não Informado