“A Independência do Brasil: temas de pesquisa e ensino de História” amplia o debate acerca do bicentenário da Independência ao ancorar-se na pluralização de temas de pesquisa, personagens, regiões e nos diferentes projetos de nação discutidos nas primeiras décadas do século XIX. Embora o projeto de formação nacional vencedor, concebido em torno de D. Pedro I, tenha contribuído para o favorecimento da manutenção de poder a favor de alguns grupos sociais e políticos, hoje podemos afirmar que outras propostas de ruptura foram pensadas e discutidas naquele momento. Tais perspectivas de investigação só foram possíveis graças ao avanço da pesquisa histórica nas últimas décadas, com as políticas públicas de ampliação dos programas de pós-graduação no país. A efeméride em questão mobilizou a comunidade acadêmica em História com uma série de eventos e publicações, com o objetivo de tornar o debate mais amplo e acessível. Este livro, em especial, uniu especialistas para problematizar várias facetas do processo de Independência, tais como: unificação territorial, política, cidadania, regimes fiscais, religião, constituinte e o ensino de história. Para além da complexidade dos temas levantados, o desafio imposto aos pesquisadores foi transformá-los em uma linguagem mais acessível ao grande público, principalmente às professoras e professores de História da rede de ensino médio e estudantes universitários, que se tornarão futuros educadores. É preciso, por vezes, romper o distanciamento entre as pesquisas universitárias e o espaço escolar para criarmos ferramentas de acesso ao saber historiográfico e combater discursos negacionistas ou mesmo os usos de projetos políticos, que nos deixam reféns de uma História única, como nos alerta Chimamanda Adichie. Dessa forma, a originalidade que a obra apresenta é a seção “para sala de aula”, com possibilidades concretas para fomentar novos debates e formas de ensino. Os leitores que acompanharem as páginas desse livro terão a oportunidade ímpar de ressignificar o conhecimento acerca da Independência, ou melhor, das independências do Brasil. Fabrício Luiz Pereira (Instituto Federal Fluminense/Campus Bom Jesus do Itabapoana)
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