"Este livro é um convite à reflexão sobre o papel essencial da leitura na formação docente. Mais do que uma atividade escolar, ler é um ato de resistência, escuta e conexão com o mundo. Com base em sua trajetória de mais de duas décadas como educadora da rede pública, a autora compartilha experiências, inquietações e práticas que revelam como a leitura fortalece a ação pedagógica e humaniza as relações no ambiente escolar. Ao longo da obra, a leitura é abordada como ferramenta de desenvolvimento do pensamento crítico e como elemento fundamental para uma docência mais ética, sensível e criativa. Fruto de uma escuta atenta e de uma pesquisa de campo realizada com educadores de creches do município de Santo André, a obra investiga, com sensibilidade e profundidade, os desafios enfrentados pelos educadores em relação à leitura. Inspirado pelos estudos de Paulo Freire, o livro promove um diálogo entre teoria e prática, revelando as resistências, dificuldades e possibilidades da leitura na vida docente. Indicado para professores em formação, educadores em exercício e todos que acreditam que ensinar é, antes de tudo, um gesto de leitura do mundo, este livro é um estímulo à renovação do olhar, à formação continuada e à reinvenção da prática pedagógica. Uma leitura necessária para quem reconhece que educar é também transformar-se continuamente por meio da leitura — da palavra, da vida e do outro."