Com ciência e arte, este texto reúne grandes nomes nacionais e alguns estrangeiros, referências na TCC, para mostrar como se compreende e trata os mais jovens com as técnicas de eficiência comprovada dessa abordagem.
Sumário
Prefácio
PARTE I - Princípios e conceitos básicos
-Capítulo 1. Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental de crianças e adolescentes
-Capítulo 2. Avaliação inicial de crianças: a dimensão bioecológica do desenvolvimento humano
-Capítulo 3. Habilidades sociais na infância: avaliação e intervenção com a criança e seus pais
-Capítulo 4. Aportes teóricos e técnicos para intervenção em comportamentos impulsivos em crianças
Parte II - Desenvolvimento atípico
-Capítulo 5. Transtornos invasivos do desenvolvimento: autismo
-Capítulo 6. Avaliação neuropsicológica no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e implicações para a terapia cognitivo-comportamental
-Capítulo 7. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: tratamento farmacológico e não farmacológico
-Capítulo 8. Terapia cognitivo-comportamental para os transtornos de comportamento disruptivo: modelo de treinamento parental
Parte III - Transtornos do humor e ansiedade
-Capítulo 9. Terapia cognitivo-comportamental da depressão na infância e adolescência
-Capítulo 10. Terapia cognitivo-comportamental para transtorno bipolar na infância
-Capítulo 11. Terapia cognitivo-comportamental para os transtornos de ansiedade
-Capítulo 12. Dicas das trincheiras sobre terapia cognitivo-comportamental para transtornos de ansiedade
-Capítulo 13. Programa Friends para tratamento e prevenção de transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes
Parte IV - Abuso, negligência e outras situações traumáticas
-Capítulo 14. Terapia cognitivo-comportamental aplicada ao estresse pós-traumático na infância
-Capítulo 15. Terapia cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual
Parte V - Transtornos do controle de impulsos
-Capítulo 16. Terapia cognitivo-comportamental no tratamento de adolescentes dependentes de substâncias psicoativas
-Capítulo 17. Tricotilomania
Parte VI - Terapia cognitivo-comportamental aplicada a populações específicas
-Capítulo 18. Transtornos de excreção: enurese e encoprese
-Capítulo 19. Terapia cognitivo-comportamental para adolescentes vivendo com AIDS