Cartões de Memória

Produtos encontrados:594

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

  • Cartões de memória: compactos e gigantes

    Desde o início da era digital, os engenheiros buscam criar novos equipamentos para armazenamento de dados. No início, eram utilizados os disquetes, que tinham uma capacidade muito baixa e geralmente só permitiam o armazenamento de até 700 Kb. Com o tempo, começaram a ser desenvolvidos CDs, DVDs, pen drives e os cartões de memória. Esses cartões têm a grande vantagem de serem compactos e versáteis, podendo ser utilizados em câmeras, celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos. Além disso, apresentam uma grande variedade de capacidades, que vão de 64MB até a mais de 20GB.

  • Capacidades

    A capacidade de armazenamento do cartão de memória pode variar de acordo com as necessidades dos usuários, já que algumas pessoas precisam armazenar documentos, outras precisam armazenar fotos, vídeos e outros tipos de arquivos.

    Para quem precisa dos cartões para uso cotidiano, para armazenar poucos arquivos e músicas e fotos de família, os cartões mais indicados são os de 2 GB a 4GB de memória. Para se ter noção da capacidade desses cartões, no de 2GB, podem ser armazenadas até 500 músicas ou 2 mil fotos de boa qualidade e, em cartões de 4GB, o dobro dessa quantidade.

    Os cartões de 8GB de armazenamento são ideais para quem trabalha com muitos documentos em formato PDF ou fotos, como os profissionais fotógrafos e professores universitários. A partir de 16GB de capacidade, os cartões são indicados para aqueles que precisam armazenar vídeos, seja para trabalho (diretores de cinema, cinegrafistas) ou por lazer, para quem gosta de baixar filmes na internet para assistir.

    Como os cartões são portáteis, os que possuem 32GB ou mais de capacidade podem servir como um HD externo, sendo ótimo para quem precisa transportar os arquivos. Além disso, utilizando-os como HD externo, a capacidade dos computadores, notebooks ou tablets é poupada, aumentando a velocidade dos aparelhos e evitando problemas operacionais.

  • Tipos

    Existem quatro tipos de cartões de memória no mercado, sendo o mais popular atualmente o Secure Digital ou simplesmente SD. Esse cartão já está sendo utilizado como padrão em muitos equipamentos, principalmente em câmeras digitais, de diversas fábricas famosas. A versão micro (mini) desses cartões SDs são as mais utilizadas em aparelhos celulares e de reprodução musical, como MP3 e MP4. Esses cartões SD em miniatura podem ser colocados em adaptadores para serem utilizados em outros aparelhos.

    A Sony, empresa que fabrica aparelhos eletrônicos, criou seu próprio padrão de cartão de memória para armazenamento de vídeos e fotos, que é o Memory Stick. Eles são utilizados nas câmeras produzidas pela Sony, sejam elas filmadoras ou fotográficas. Geralmente, todos eles vêm acompanhados de um adaptador SD para transferir os arquivos para computadores.

    Outro modelo de cartão de memória existente é o Compact Flash, que era utilizado principalmente nas primeiras câmeras digitais que surgiram. Ele liderou o mercado até o aparecimento dos SDs, que são mais adequados para uso doméstico e possuem um custo mais baixo.