Estamos exibindo produtos para a sua região.

Informe seu CEP para ter uma melhor experiência.

  • Entre ou Cadastre-se
  • Pedidos de Loja On-Line
  • Pedidos de Loja Física
  • Atendimento
pontofrio.com.brLivrosLiteratura NacionalPoesia

Livro - Roteiro da Poesia Brasileira - Raízes - Ivan Teixeira

(Cód. Item 121012)

Outros produtos Editora Global

Vendido e entregue por Pontofrio

Mais opções de compra deste produto

Vendido por Cliquebooks e entregue por PontoFrio

R$ 59,93

Ver mais opções

Infelizmente não temos estoque do produto que você está procurando no momento.

Avise-me quando chegar

Também desejo receber emails de promoções e lançamentos

Você será avisado quando este produto ficar disponível!


Em suas Raízes (séculos XVI, XVII e início do XVIII), a poesia brasileira era concebida como projeção de códigos e interesses europeus.Tinha por finalidade auxiliar a compreensão da realidade histórica, propiciando aos letrados da Colônia a inclusão das novidades locais aos padrões do pensamento ocidental.

Assim, Anchieta vê os índios como presas do demônio, de cujas garras era preciso extraí-los. Para isso, escreveu os autos de catequese, dos quais o presente volume transcreve na íntegra o mais coeso deles, Auto das onze mil virgens, encenado no final do século XVI, em Vitória do Espírito Santo. Em Prosopopéia, Bento Teixeira fará um relato épico da fundação e da prosperidade de Pernambuco, principal núcleo de povoação na época. Em sentido amplo, o poema pode ser lido como uma ficção histórica sobre as origens do Brasil. Por seus múltiplos interesses, Prosopopéia é apresentado sem cortes.

No século XVII, destacam-se as figuras de Gregório de Matos e Botelho de Oliveira, normalmente estudados como barrocos, mas aqui tratados como praticantes do estilo agudo e engenhoso. Por sua reconhecida importância, tais poetas ocupam o centro do volume. A antologia inclui também poemas da Academia dos Esquecidos, que, no início do século XVIII, exerceu atividade decisiva na vida cultural da Bahia. Já na segunda metade do século XVIII, Frei Manuel de Santa Maria Itaparica escreveu um curioso poema sobre a pesca da baleia nos mares da Bahia, razão pela qual é transcrito integralmente na Antologia. O conteúdo abandona a fantasia seiscentista e dá início ao verso racional do período neoclássico, que ocupa o próximo volume da coleção Roteiro da Poesia Brasileira.


Informações importantes:

  • Preços e condições de pagamento válidos somente para compras no site www.pontofrio.com.br.
  • Em caso de divergência de preços, o valor final considerado será o do Carrinho de Compras.
  • Imagens meramente ilustrativas.