É possível extrair algo positivo de um desentendimento? Como aprender a lidar com o conflito? Essas e outras repostas o leitor encontra em O Bom Conflito: Juntos Buscaremos a Solução, novo livro que a terapeuta familiar Maria Tereza Maldonado lança na 20ª Bienal Internacional do Livro, pela Integrare Editora.
Para a maioria das pessoas, conflitos remetem a idéias sempre negativas, como confusão, tumulto, desordem. Poucos associam o conflito a uma oportunidade de mudança, descoberta e aprendizagem.
Dividida em sete capítulos, a obra define bom conflito como a maneira de utilizar as divergências para criar soluções que agradem as partes envolvidas no impasse: "O objetivo deste livro é mostrar como aumentar nosso poder de transformar desentendimentos, divergências e até mesmo conflitos potencialmente destrutivos em terra fértil para gerar soluções satisfatórias para todos" - pondera Maria Tereza Maldonado.
A obra reúne opiniões de profissionais de diversas áreas, além de histórias e situações reais e faz uma análise minuciosa sobre as várias etapas dos conflitos e as melhores formas de resolvê-las.
No primeiro capítulo, "De onde surgem os conflitos?", a autora mostra que os conflitos são naturais e se originam a partir das diferenças de informação; definições que envolvem papéis, tempo, dinheiro ou relacionamentos.
Aqui também se encaixam disputas de religiões, poder ou estilos de vida. Entretanto, por mais que as divergências estejam presentes no trabalho, na escola, na família, nem todos reconhecem o quão possível é aprender com essa oportunidade ou mesmo, passar a resolver as situações de forma mais eficaz.