Também muito utilizadas em casa, as lixadeiras e serras elétricas servem para realizar acabamentos e reparos, respectivamente. As lixadeiras, por exemplo, são ideais para lixar e polir superfícies e objetos brutos ou pintados, como: metal, madeira e gesso.
Há diversos tipos de lixadeiras elétricas, como a cilíndrica ou orbital, que possui funcionamento giratório e pedaços de lixas pequenas para trabalhos minuciosos, a de correia ou cinta – uma espécie de máquina com lixas mais rígidas para tarefas pesadas, a portátil, que é fácil de transportar e ideal para pequenos acabamentos, entre outros modelos.
Já as serras elétricas servem para cortar e partir superfície e materiais rígidos, principalmente madeira. Também há diversas opções de serras, como as modelo tico-tico (mais procuradas) – que apresentam motores potentes e precisão, sendo ideais para cortes angulosos. Outros tipos são as serras circulares, que como o nome sugere, serve para cortes circulares, as de recortes, que permitem movimentos contínuos de sobe e desce, e as radiais, que fazem cortes longitudinais e de profundidade.