Conhecer todas as funções e recursos oferecidos pela máquina facilita o manuseio do aparelho e auxilia na produção de peças bem acabadas. Algumas das funções presentes na maioria dos modelos são:
Caseador: serve para cortar o tecido e demarcar a casa onde será introduzido o botão quando a peça for fechada. A agulha tem o formato de um gancho com a ponta bem afiada e pode ser encontrada em diversos tamanhos.
Ponto invisível: é um ponto muito discreto que concentra a linha no avesso do tecido e se torna quase imperceptível no lado direito. Ideal para a confecção de roupas delicadas e para fazer bainhas duráveis, também pode ser usado para fazer aplicações.
3 Pontinhos: são pontos resistentes e que apresentam aspecto delicado sobre o tecido, sendo muito utilizados na confecção de lingerie e artigos de moda praia.
Pontos decorativos: decoram e valorizam as peças, por isso são indicados para aplicações e acabamentos.
Pontos Flexíveis: são perfeitos para costurar malhas e outros tecidos elásticos.
Pregar Botões: esta função possibilita, com o auxilio de uma sapatilha especial, pregar botões nas roupas com precisão e firmeza.
Zigue zague: ponto recomendado para a realização de acabamentos, caseados e bordados, pois cria um traçado de vai e vem no tecido.
Ponto Reto: é o tipo de costura mais comum e gera no tecido uma linha pontilhada. Por isso, é apropriado para unir tecidos, fazer cerzidos, pespontos, alinhavos, bainhas e acabamentos em geral.