Confira características e vantagens dos aparelhos
Para manter o ambiente agradável e livre das gorduras resultantes do preparo dos alimentos, é muito importante investir na instalação de uma coifa, eletrodoméstico que filtra os vapores e os gases da cozinha, deixando o ar purificado e sem odores.
Antes de instalar uma coifa em sua casa, é essencial analisar bem o ambiente, pensando em qual é o melhor modelo para a sua cozinha, como deve ser feita a instalação e se é mais indicado adquirir coifas, depuradores e exaustores.
Basicamente a função do depurador e da coifa é a mesma - renovar o ar - mas há uma diferença entre os dois equipamentos: o destino que o ar recebe depois de entrar no aparelho. Na coifa, o ar absorvido é levado por dutos até ser expelido por saídas localizadas no teto, nas laterais, no forro ou na parede. Já o depurador filtra o ar e o lança novamente no ambiente. Mais uma alternativa são os exaustores (comum e eletrostático), que têm a função de substituir o ar quente dentro da cozinha pelo ar frio do lado de fora da casa, deixando-o mais agradável, e são indicados para locais onde não é possível a instalação de dutos.
Quanto à eficiência, o aparelho mais indicado é a coifa. Mas alguns aspectos devem ser pensados antes da instalação, como ruídos que podem ser gerados pelo aparelho, voltagem, filtro, design e principalmente o modelo e o tipo.