Buscar

Departamento

Departamento

Departamento

Departamento

Departamento

Departamento

  • Livros enriquecem a formação de crianças e adultos

    Com variedade de títulos, é possível agradar a todos os gostos

    Ler é a melhor forma de conhecer culturas diferentes. Para agradar pessoas de várias idades, os livros possuem recursos como ilustrações, tamanhos portáteis, sons musicais e até fantoches. Há opções de títulos sobre autoajuda e relacionamentos, temas nacionais, internacionais, didáticos e infantojuvenis.

    Autoajuda e relacionamentos

    Os títulos de autoajuda procuram incentivar uma mudança de atitude. Eles abordam situações de superação emocional, histórias de liderança, conselhos sobre administração, saúde e religião. Alguns são estruturados em tópicos, na forma de dicas, e têm imagens discretas para tornar a página visualmente agradável. Há edições de bolso, fáceis de transportar para qualquer lugar, e as que seguem os tamanhos padrões.

    Já os exemplares que tratam de relacionamentos são voltados para as relações interpessoais, afetivas e profissionais, com dicas de comportamento no trabalho e questões sobre sexualidade. A linguagem é clara e direta para orientar o leitor.

    Nacionais

    Os enredos nacionais se dividem em dois grupos, os ficcionais e os de não ficção. Eles abordam fatos importantes da história do Brasil e valorizam a cultura local, difundindo informações importantes entre os leitores.

    No primeiro caso, a edição tem um acabamento mais artístico, que costuma remeter ao tema tratado e prender a atenção visual. Há relatos de drama, romance, aventura e comédia, sem relação com fatos verídicos. Já o segundo traz personagens famosos, resgata episódios de interesse comum e foca em temas variados, como saúde e economia. As capas também procuram chamar a atenção do leitor, mas de maneira mais clássica.

    Estrangeiros

    As obras estrangeiras são interessantes porque abordam dados e costumes de outros países, munindo os amantes dessa literatura de informações relevantes. A maior parte das editoras publica exemplares com tradução em Português, para venda no Brasil, mas eles também estão disponíveis no idioma original e em versões bilíngues. O número de páginas é geralmente grande, tem fontes menores e sem detalhes, e pode trazer ilustrações, como mapas e fotografias.

    Didáticos

    Essas produções acompanham a formação de crianças e adolescentes, da pré-escola ao vestibular. Para os mais novos, os textos falam sobre temas relativos ao primeiro aprendizado, como números e caligrafia. É visualmente colorido, com caracteres divertidos e letras grandes.

    Alunos mais velhos têm opções voltadas para as áreas de Geometria, Línguas, Ciências, Artes e Estudos Sociais, que refletem o conteúdo aprendido em sala de aula. Para tanto, trazem muitas figuras, gráficos, tabelas e exercícios de fixação.

    Paradidáticos

    Os paradidáticos possuem conteúdo mais lúdico e integram atividades complementares ao ensino. Um número pequeno de páginas facilita a leitura rápida de temas como ética, diversidade cultural e sexualidade, em contextos comuns aos estudantes.

    Infantojuvenil

    Os títulos infantojuvenis têm assuntos divididos por faixa etária. De 0 a 3 anos, o foco são recursos de fantoche e música, que despertam a curiosidade sem muito destaque para o texto. De 4 a 10 anos, o tamanho da narrativa cresce gradualmente. Há opções com efeitos tridimensionais, dando a impressão de letras e imagens saindo do papel.

    Para os jovens, o comportamento é o tema principal, com situações típicas da adolescência. Eles incentivam a formação do caráter e estimulam a imaginação através de histórias de fantasia.