Buscar

O que é um smartphone: saiba tudo sobre ele e conheça cinco modelos bacanas

Pelo Pinguim, direto do E-Glu

Um smartphone (tudo junto, em vez de smart phone) é o que o nome em inglês já diz, um telefone “esperto”. Se você ainda possui aqueles celulares que têm antena e se fecham dobrando ao meio, com certeza vai gostar de um novo aparelho assim, que pode fazer quase tudo por você.

Com esses aparelhos você pode navegar na internet, consultar mapas e rotas, escutar músicas, ver filmes, brincar com jogos e até organizar sua vida pessoal e profissional. Ah, ele também faz ligações.

Esse celular anabolizado tem como características uma série de itens:

  • Câmera embutida, com pelo menos 3 megapixels;
  • Conexão com a internet via WiFi ou 3G – a rede celular;
  • Possuem conexão Bluetooth e muitas vezes também GPS;
  • Contam com tela de toque, ou teclado QWERTY completo;
  • Seus sistemas operacionais são complexos, e você pode instalar aplicativos neles.

Android, Symbian, Windows Phone... que bagunça!

Uma das características mais importantes dos smartphones são seus sistemas operacionais - ou seja, o programa principal do aparelho, aquele que o faz funcionar. Quando você escolhe um celular, está levando também junto o sistema operacional, que é impossível de trocar (a não ser que você seja hacker...).

Como os sistemas operacionais são diferentes entre si, escolher um deles significa escolher aplicativos, recursos e serviços e até uma "tribo" para pertencer. Imagine que cada sistema operacional represente uma “família”. Portanto, antes de falar nos smartphones em si, precisamos falar de seus sistemas, uma vez que de uma “família” para outra o jeito de usar o celular e os próprios recursos mudam;.

O iOS é o sistema presente no iPhone, da Apple. É bonito mas fechado, quase não permite personalizações. Por outro lado, é o que possui mais aplicativos em sua loja online, a iTunes App Store. Também é considerado o mais fácil de usar e, se você aprecia o design limpo da Apple, o mais bonito.

Já o Android, líder mundial e produzido pela Google, é um sistema aberto, possui muitos aplicativos gratuitos, e muda muito de um aparelho para outro. Não tem tantos aplicativos quando o iPhone (ainda), mas eles já se contam aos milhares. Por ser um sistema aberto, o número de aplicativos para Android deve ultrapassar o do iPhone em algum momento.

Como não é fechado, muitos fabricantes adotam o Android. Dentre os sucessos dessa plataforma temos o Motorola Milestone 2, o Sony Ericsson Experia Play e o famoso Samsung Galaxy S.

O Symbian é um velho cão de guerra, você pode encontrá-lo em quase todos os aparelhos da Nokia (como o Nokia N8), e é simples de usar.

O Windows Phone, da Microsoft, é aquele indicado para quem usa o celular no trabalho, mas não faz muito sucesso com o pessoal “de casa”.

É normal que cada sistema operacional tenha sua "loja virtual", onde você poderá escolher aplicativos para deixar seu telefone mais esperto. São jogos, programas de tarefas, calendários, programas para melhorar fotografias, enfim, são muitos à escolha.

Dicas para acertar na escolha do seu próximo smartphone

Comprar um smartphone não é tarefa fácil. São inúmeros os modelos, os sistemas operacionais... é muita coisa para olhar... veja boas dicas para escolher o seu:

  • O que você está procurando? - Se você quer um aparelho que tire fotos boas, escolha um com boa câmera. Se não gosta de tela de toque, procure um que possua um teclado físico confortável. Caso queira ver filmes, fique com um que tenha bom processamento e tela. Os smartphones são bons produtos, mas nunca reúnem todas as características possíveis.
  • Tela - Nesse campo há muitos tamanhos disponíveis. Eles vão de 2 a mais de 4 polegadas. Pode parecer uma diferença pequena, mas na hora de comparar você perceberá que na verdade é um grande passo na escolha do seu aparelho. As maiores telas costumam ser de toque, enquanto as menores podem vir acompanhadas de teclado. Checar também a definição e o brilho da tela evita frustrações posteriores, como não conseguir jogar um jogo em alta definição ou ler um email sob o sol.
  • Sistema operacional - Como já explicado, é muito importante escolher o sistema operacional que vai usar, pois isso definirá praticamente todo o resto. Recolha opiniões com amigos e veja qual se adapta melhor a você.
  • Câmera digital - A qualidade das câmeras varia de marca para marca, de modelo para modelo. Verifique se o aparelho que você gostou possui flash, botão dedicado para tirar fotos e também se possui alguns ajustes como controle de branco, cenas diferentes e sensor de qualidade. Elas também fazem vídeos, veja se essa função é boa.
  • Conexões sem fio e com fio - Procure aparelhos que sejam recarregados e conectados ao computador através de uma conexão microUSB, economiza energia e tempo. Todos os smartphones possuem conexão com a internet pela rede de celular, mas nem todos possuem conexão 3G, não permitindo portanto navegar com velocidade em locais como o ônibus ou a rua. Se ele tiver WiFi, ótimo; se possuir o GPS, melhor ainda, já que você também poderá usar seu celular como mapa.
  • Bateria - Com esse item é bom ficar esperto. Smartphones possuem baterias que duram de 6 horas a uma semana, então é bom ver o que você procura. Geralmente, aparelhos mais potentes, com maior tela e mais conexões sem fio têm menor duração de bateria, e precisam ser recarregados ao menos uma vez por dia. Já os mais simples podem passar bastante tempo longe da tomada.
  • Design - É muito importante verificar se você achou o aparelho bonito, ou se ele serve ao seu dia a dia. Aparelhos menores possuem telas menores, mas também cabem mais facilmente em bolsos e pequenos compartimentos. Há também os modelos em barra, aqueles que escondem o teclado e também os que se dobram de maneiras bem diferentes.

Mas o que a gente sugere?

Além dos que citamos lá atrás, que são muito bons mas um tanto sofisticados (e caros), separamos cinco modelos mais acessíveis e com um bom conjunto de recursos. Por suas características e até pelo preço, podem fazer a sua cabeça. Vamos a eles:

Samsung Galaxy 5

Esse smartphone Samsung é para aqueles que buscam um aparelho muito barato, mas que não perca características como velocidade, boa tela e um sistema operacional completo como o Android. Ele é pequeno, compacto e traz um design divertido e prático.

Smartphone Samsung Galaxy 5

LG Optimus ME P350

Um aparelho divertido, que não tenha aquela cara de smartphone de trabalho. Assim pode ser descrito esse aparelho da LG. Ele vem com capinhas coloridas, câmera, acesso à internet, tela de toque e possui um preço aceitável para quem quer o primeiro smartphone.

Smartphone LG optimus ME P350

LG Optimus One P500

Uma escolha para quem procura um bom custo x benefício é esse smartphone da LG. Bem construído, bonito, possui uma boa câmera e o tamanho da tela é ótimo para navegar na internet. Boa qualidade aliada a ótimo desempenho, a preço justo.

Smartphone LG Optimus One P500

Sony Ericsson Xperia X8

Se o assunto é fotografia, é preciso escolher bem. O X8 da Sony Ericsson possui uma boa câmera, além de ser muito bonito. Disponível em várias cores, possui o sistema Android e pode navegar na internet, além de possuir recursos facilitados para acessar redes sociais.

Smartphone Sony Ericsson Xperia X8

Motorola Defy

Quantos aparelhos já foram perdidos porque caíram no vaso sanitário? Com o Defy da Motorola isso e outros desastres como quedas e batidas ficam de fora, já que ele foi feito para resistir aos principais problemas do dia a dia. Ele também tem uma enorme tela de toque.

Smartphone Motorola Defy

Produtos Relacionados veja mais

Buscar