Buscar

Escolha o Melhor Smartphone Para Multimídia e Redes Sociais

Pelo Pinguim, direto do E-Glu

Quando você procura um smartphone, é preciso prestar atenção a alguns detalhes, pois mesmo os aparelhos mais completos acabam se destacando em algumas funções, enquanto em outras não são tão fortes assim.

Alguns são voltados para fotografia, outros possuem muito processamento para jogos (existem muitos games para celular) e outros possuem uma boa tela para ver filmes e vídeos.

Se o seu caso é a busca por um aparelho celular inteligente e que seja bom para multimídia e redes sociais, também é preciso prestar atenção a uma série de fatores, para não escolher errado. Siga nossas dicas, e no final elencamos três telefones bons de briga em todos esses itens.

Conexões

Um smartphone que irá ser utilizado em redes sociais requer, primeiramente, conexões sem fio. É importante conferir se o aparelho possui conexão Wi-Fi, que servirá para se conectar a roteadores sem fio (em casa e no trabalho) ou de estabelecimentos como cafés e restaurantes.

Internet móvel é outro pronto. Nem todos os smartphones necessariamente vêm com internet móvel de alta velocidade como o 3G. Alguns possuem apenas as tecnologias EDGE e/ou GPRS. Ambas são de velokcidade menor e essa segunda é uma conexão móvel mais cara, por isso prefira o 3G e procure um plano de dados de acordo com seu orçamento em sua operadora. Assim, você pode acessar seu Twitter, Facebook e até mensageiros instantâneos como o MSN ou Gtalk.

Conexões físicas também interessam. Caso seu foco sejam as mídias, é possível procurar aparelhos que possuam saída microHDMI, que junto a um cabo correto, permitem conectar o smartphone a TVs de alta definição e aparelhos da linha marrom (todos os tipos de TV, vídeo, som e eletroeletrônicos).

Não esqueça de checar também as conexões USB e a entrada do fone de ouvido, que é bem melhor quando é a padrão de 3,5mm - muitos possuem jack de 2,5mm e uma minoria possui conectores diferentes, o que obriga a comprar fones de ouvido da própria marca do telefone, normalmente mais caros e nem sempre de qualidade.

Tela

Para ver filmes com conforto em um celular é preciso escolher a tela com atenção. O ideal é escolher um aparelho com no mínimo 3.5 polegadas para enxergar legendas, menus, etc. Outro assunto muito importante é a definição da tela, que mesmo sendo grande pode variar muito.

Processamento

Enviar mensagens no Facebook enquanto confere o Twitter, manda emails, passa SMS e joga Angry Birds requer que seu aparelho seja parrudo no processamento.

O mesmo serve para ver filmes, principalmente quando ele estiver ligado em sua HDTV e estiver passando um vídeo em uma tela de 42 polegadas - isso requer muito processamento.

Procure smartphones com no mínimo 1GHz de velocidade, para não ter nenhuma dor de cabeça. Se quiser mais velocidade ainda, escolha um smartphone que seja dual core, ou seja, cujo processador tenha dois núcleos.

Memória

Muitos aplicativos, fotos e vídeos exigem um bom armazenamento do seu aparelho. Alguns filmes, em boa definição, pode gastar mais de 1GB da sua memória.

Então o melhor é procurar aqueles que, no mínimo, possuam 16GB internos, além de entrada para cartão microSD. Com esses pequenos cartões de memória é possível expandir a capacidade do seu aparelho em até 32GB - basta comprar um cartão com esse tamanho, e você terá 16+32 = 48 GB. Não é pouca coisa.

Aplicativos

Até pode parecer inútil, já que hoje em dia é possível comprar ou baixar gratuitamente algum aplicativo na loja do sistema operacional escolhido. Porém, alguns apps que já vêm no aparelho podem ser essenciais para um bom celular multimídia. É importante verificar se há algum no modelo pelo qual você se interessou.

Apps específicos para conexão com aparelhos domésticos como home theaters e TVs são muito bem vindos. Alguns possuem características exclusivas, como o DLNA — tecnologia de compartilhamento de mídia entre vários aparelhos eletrônicos —, usado pela Motorola e pela Samsung, por exemplo.

E os três melhores celulares para redes sociais são...

iPhone 4, da Apple

A tela do iPhone 4 possui uma ótima resolução de 640 x 960 pixels em suas 3.5 polegadas, além da tecnologia Retina Display, que tem muito mais definição.

Além disso, ele é o queridinho dos criativos, descolados e modernos. Possui milhares de aplicativos à disposição para dar acesso a todas as redes sociais existentes, e também apresenta apps para reproduzir vídeos, músicas e muitos jogos.

Esse aparelho possui ótimo processamento de 1GHz, além de câmera traseira e frontal. Possui conexão própria, entrada para fones e GPS. Entretanto, não dispõe de conexão HDMI e nem entrada para cartões de memória, apesar de possuir modelos com até 32GB de armazenamento interno.

iPhone 4 smartphone apple

Samsung Galaxy S II

Outro bom exemplo é o smartphone Samsung Galaxy S II, que além de possuir a incrível tela de 4.3 polegadas e uma resolução de 480 x 800 pixels conta com a tecnologia Super AMOLED Plus, que é mais brilhante do que outros modelos.

É o aparelho mais poderoso da Samsung à venda no Brasil, e um dos melhores do mundo. É extremamente fino e leve, com apenas 116 gramas. Tem à sua disposição todo o acervo de aplicativos do Android, para todos os tipos de necessidades.

Possui um processador de 1.2GHz dual core e pode fazer vídeos em Full HD (1080p). Não possui conexão HDMI, mas um adaptador pode ser utilizado pela conexão USB. Tem câmera traseira de 8MP e mais uma na frente, para videochamadas.

Uma das maiores e mais brilhantes telas do mercado de celulares

Motorola Atrix

Outro forte candidato a seu aparelho preferido é o Morotola Atrix, que não só possui processador de 1GHz dual core, como também conta com conexão HDMI e pode ser acoplado a um aparelho de nome lapdock, transformando-o em um “quase netbook”.

Um dos seus maiores diferenciais é o bloqueio por biometria. Um sensor no topo do aparelho permite destravar o telefone através da leitura de impressões digitais.

Sua tela, feita de vidro resistente, possui 540 x 960 pixels de definição em 4 polegadas.

A câmera faz vídeos em HD e tem sensor de 5 megapixels. Há uma câmera frontal e recursos como Wi-Fi, GPS, Bluetooth, entre outros. O aparelho mais poderoso da Motorola no Brasil, alia processamento poderoso e o sistema operacional Android.

Motorola Atrix smartphone celular

Produtos Relacionados veja mais

Buscar