Buscar

Pneus

Produtos encontrados:133

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

Adicionar

Produto(s) selecionado(s) para adicionar à Lista de Casamento.

Comparar

Clique em "Comparar" para exibir a comparação: produto(s) selecionado(s)

  • A importância dos pneus, das rodas e das calotas no automóvel

    A escolha certa desses itens garante um veículo mais seguro e mais bonito

    Entre tantos itens importantes que encontramos nos veículos, os pneus, as rodas e as calotas merecem atenção especial. A estabilidade na hora de dirigir é uma das características que essas peças proporcionam e, caso estejam em más condições, podem até colocar a vida dos ocupantes em risco. Por isso, a escolha e o cuidado desses acessórios devem ser feitas de maneira criteriosa.

  • Características

    A importância de utilizar pneus em boas condições

    Os pneus são feitos de uma mistura de borracha natural, borracha sintética e pó preto. O mercado apresenta uma diversidade de modelos, e o motorista deve escolher o que se adequa melhor ao seu veículo. Por exemplo: pneus mais macios garantem mais amortecimento e melhor aderência, mas se desgastam mais facilmente. Pneus mais estreitos facilitam o movimento do carro, mas oferecem menor estabilidade, e vice-versa.

    O principal cuidado é evitar que os pneus fiquem carecas, ou seja, percam suas ranhuras. Esses riscos que são feitos na borracha servem para garantir a temperatura ideal do pneu e ajudam a escoar a água em superfícies molhadas. Sem elas, o carro pode deparar em um dia de chuva ou a câmara de ar pode explodir com o superaquecimento.

    As rodas e calotas

    As rodas oferecem o suporte para que os pneus tenham o contato ideal com a pista. Para isso, todo motorista deve ficar atento a certas características, como o tamanho, o material e o alinhamento.

    O tamanho da roda deve levar em consideração o porte do veículo. Caso não haja essa equivalência, o motorista pode ter sérios imprevistos. Rodas erradas podem não dar a sustentação e aderência suficientes e, com isso, o motorista corre o risco de perder a direção e sofrer um acidente. Além disso, pode haver um desgaste excessivo dos pneus.

    Em relação ao material, a maioria dos veículos já sai de fábrica com rodas de liga leve, uma mistura que garante leveza e resistência. Mas nada disso adianta se as rodas não estiverem alinhadas e balanceadas. Esse processo faz que o peso do automóvel seja distribuído uniformemente entre os pneus, para manter a estabilidade e evitar o desgaste.

    Já as calotas são itens que protegem as rodas contra impactos com o meio fio na hora de estacionar. Além disso, elas valorizam o visual do veículo, e todo motorista gosta de ver seu automóvel em boas condições.

    O mercado oferece calotas de diferentes materiais. As mais comuns são as de plástico, aço, metalizadas e cromadas. O preço varia de acordo com o tratamento dado na hora da fabricação e a resistência do material.

    Os diferentes pneus para cada veículo

    Os pneus saem de fábrica com certas especificações. Em relação à carga que suportam, essa classificação varia de 260 a 1090 quilos; já em relação à velocidade máxima que conseguem manter a estabilidade, os modelos suportam de 140 a mais de 300 km/h.

    Pneus com aro 13” e 14” são indicados para carros pequenos e médios. Já os pneus de 15” são ideais para sedãs ou modelos off-road. Automóveis grandes ou esportivos devem utilizar pneus a partir de 16”.

Buscar